Dicas

Rafael Albo
Esta mensagem foi atualizada em .
Para melhor organização deste tópico, se voce deseja postar sua galeria, portfolio, etc. Ao criar uma nova mensagem coloque "Portfólio: (seu nome)" na aba do Assunto (ou título).

Sinta-se a vontade para falar um pouco sobre você e seu trabalho.

Portfólio

Vinicius Ferreira
Segue o link do meu álbum de arte envolvendo Desenhos e esculturas de Dinossauros e coisas variadas no Facebook, futuramente estará mais completo, visto que voltei a desenhar há pouco tempo, enfim:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.342823962479526.79141.100002557746705&type=1

Re: Portfólio

Rafael Albo
Ola Vinicius. Não sei se me expressei bem, mas vc podera criar um topico dentro de  PALEOARTE com o titulo portfolio com seu nome logo em seguida. Veja o meu e use de exemplo. Assim poderemos manter um padrão mais organizado. Enfim, seu traço é bem distinto, apenas trabalhe mais na anatomia, vc tem talento.
Abraços.

Re: Regras

Vinicius Ferreira
Em resposta à esta mensagem postada por Rafael Albo
Foi mal, sou novo aqui e estou meio perdido mesmo, enfim.
Obrigado pelas críticas, sempre gosto de melhorar meu trabalho tendo elas como base.
E gostaria de saber o que exatamente na anatomia eu posso melhorar, não creio que eu deixe taanto a desejar em físico e proporção(minha visão), mas sei que em detalhes, como pele e etc, ainda tenho muito a melhorar.
Vi seu trabalho e gostei muito, Rafael, percebo que tem mais experiência que eu, queria saber o que pode ser corrigido naqueles desenhos do álbum que eu postei ali em cima, pode criticar mesmo, e se não for incômodo gostaria de ver a resposta por aqui, depois pode apagar meus posts (já que estão no lugar errado mesmo)
Abração.

Algumas dicas

Rafael Albo
Primeiramente obrigado pelos elogios! Agora vamos ao trabalho:A questão da anatomia serve pra todos e qualquer artista quando se trata de dinossauros, pq como só conhecemos seus fósseis, podemos apenas supor atraves da anatomia comparada de animais modernos, principalmente os relacionados com os dinossauros. Mas não se atenha apenas isso, use os mamiferos tambem para se ter uma noção de como os musculos agem sob a pele. Ou como os pêlos dao uma textura na superficie da pele, afinal as protopenas dos dinos eram muito semelhantes aos pêlos. É interessante pegar um desenho de esqueleto de dinossauro (desses que encontramos de perfil no google), e compara-lo com diversos esqueletos de animais vivos, pois assim temos uma noção da proporção da carne do bicho, assim nao ficara a impressão que desenhamos a pele apenas por cima do esqueleto. Temos que tentar fazer camada por camada do animal, e terminar com os adornos (chifres, cristas e outros detalhes), que podem ser especulativos ou não. Outro ponto importante são as fenestras no cranio dos dinossauros. Elas são preenchidas por musculos, portanto não ficariam evidentes sob a pele, a nao ser que o animal estive subnutrido (rs). E por fim, assista documentarios sobre a vida selvagem, observe a ecologia dos animais e tente passar isso para seu desenho, se tiver um zoologico na sua cidade ou proximo, vá ate ele com um bloco de papel e faça esboços dos animais. Tente entender como ele funciona. Enfim, acho que é  isso, apenas algumas ideias, com o tempo vou te passando mais coisas que eu souber.

Abraços e se cuida \o

Re: Regras

Vinicius Ferreira
Em resposta à esta mensagem postada por Vinicius Ferreira
Sim, esse é o problema, só restaram ossos e não tem como ter uma exatidão sobre a aparência.
E como não sou paleontólogo, tento pegar referência dos desenhos que vejo por aí (que variam muito), já vi muitos desenhos detalhados ou realistas, porém com o animal com partes do corpo fora de proporção ou retratados como monstros do mal e etc, isso no caso de profissionais mesmo.

Nos meus desenhos, pelo menos no físico e na proporção do corpo, tento ser o mais fiel possível, porque na minha opinião, não serve de nada encher de detalhes, sombras e etc, um animal com a forma incorreta.

EX: http://1.bp.blogspot.com/_SdrZ3IGjtsc/Su8Ei-JoE3I/AAAAAAAABTU/5YAdyAw5Hn8/s400/19T-REX.jpg

E sobre as fenestras no crânio, não creio que elas representem desnutrição ou algo do tipo se ficarem evidentes, visto que vários artistas as deixam evidentes (se está correto ou não eu não sei), inclusive o mestre Raul Martín(o melhor ilustrador, na minha opinião) faz o mesmo.

http://www.raul-martin.net/raulmartin/cuatro/camarasaurus.htm

Enfim, acho ótimo trocar ideias, gostaria de saber quais são seus ilustradores preferidos...

Fenestras e artistas

Rafael Albo
O caso das fenestras é um pouco complicado e já vem de muito tempo. Porém, muitos artistas contemporaneos já estão abolindo elas, como o Felipe Elias (que sempre esteve disposto a me ajudar). Se vc pegar animais de hj em dia, que possuam fenestras, vera que elas não ficam aparentes em suas cabeças, pois estão preenchidas com musculos, gorduras, tendoes, etc. O trabalho de Raul Martin é antigo (2003) e hj em dia ele nao as faz mais, acredito eu. Além do Felipe Elias, outro grande artista que me inspira é John Conway, que tem uma visão ao mesmo tempo nostalgica e revolucionária dos dinossauros como este que mostra um t.rex, agindo como um animal:

http://img.gawkerassets.com/img/1879lwzcvmrewjpg/original.jpg

Dentre outros nomes, estão também Mark Hallet:

http://www.hallettpaleoart.com/images/Blue-D.jpg

Douglas Henderson:

http://24.media.tumblr.com/tumblr_m4tkc7ohdW1rsiohpo6_1280.jpg

E o falecido Dan Varner:

http://25.media.tumblr.com/36f1599398700858323185a671f08963/tumblr_mgzlo0ru3l1rmeji6o1_500.jpg

Re: Fenestras e artistas

Vinicius Ferreira
Confesso que meu gosto mudou de uns anos pra cá, curto pra caramba ilustrações antigas como as das revistas da editora Globo e do Chocolate Surpresa, que inspiraram uma geração e etc, e me fizeram gostar de dinossauros junto com Jurassic Park.
Como eu disse, hoje em dia prefiro as ilustrações realistas e fiéis aos animais que eles foram, tanto em sua aparência quanto em hábitos, assim como as do Raul.

Coisas como cores gritantes,variadas e inadequadas, olhares assassinos, e membros desproporcionais não me atraem, não importa o quanto o artista se mate fazendo detalhes e cenários e etc.

Sim, reconheço que em crocodilos e em outros répteis atuais elas não são tão aparentes mesmo, mas há de se convir que terópodes, por exemplo, possuíam grandes aberturas em seus crânios, o que deve ser um pouco diferente dos animais de hoje.

Acho que a principal fonte está em "Walking with Dinosaurs" da BBC, já fiz muitos rascunhos assistindo aquela série, ao contrário do patético "Terra Nova".

Enfim, vou procurar melhorar meus desenhos, em breve vou publicar mais alguns no álbum aquele do link.

E como sempre, críticas são bem vindas, até mais!

Re: Fenestras e artistas

Ikessauro
Administrador
Vinicius

Você está correto em ter cuidado com as cores, mas devemos lembrar também que os dinos eram animais e hoje em dia os animais mais coloridos que temos são aves e répteis, ambos aparentados aos dinossauros com maior ou menor grau.
Um pouquinho de cor não faz mal. Outra coisa, apesar de Walking with Dinosaurs ser um dos melhores documentários já feitos, não está 100% correto. Eles ainda tomaram umas liberdades com os bichos, como um Liopleurodon de 25 metros, Ornitholestes com crista no focinho ou raptores sem penas.

Lembrando que "Terra Nova" não é e nunca foi um documentário, mas sim uma série de TV para entretenimento, os dinos estão lá como meros coadjuvantes.

Re: Fenestras e artistas

Vinicius Ferreira
Sim, mas falei a respeito de cores inadequadas, não nego que dinossauros menores e ágeis talvez fossem coloridos mesmo, mas para dinossauros grandes e sem defesa alguma, como um Maiasaura, elas só serviriam de empecilho, por chamar muito a atenção de predadores, atrapalhar a camuflagem e etc.

Lagartos, por serem pequenos, podem se esconder, e aves podem voar para fugir de um predador.A seleção natural não permitiria que animais grandes, sem defesa e muito chamativos se desenvolvessem por muito tempo, ao meu ver.

Só fiz a crítica porque vejo muito artista sobrecarregando de cor do jeito que bem entende.

Concordo que Walking with Dinosaurs não é perfeito, mas devemos levar em conta que descobertas são feitas a toda hora, e a série é de 1999, ela também "já esteve e não esteve errada" por ter um Triceratops e Torosaurus juntos.